ABC conquista 1º turno do Campeonato Potiguar e se garante na decisão


O ABC está garantido na final do Campeonato Potiguar. Nesta quinta-feira (10), o Alvinegro empatou por 1 a 1 com o rival América, no Frasqueirão, pela final da Copa Cidade de Natal, equivalente ao primeiro turno do Estadual. O Elefante tinha a vantagem da igualdade pela campanha feita na competição.

A conquista assegurou ao ABC um lugar na Copa do Brasil de 2023. Se também vencer o segundo turno, denominado Copa Rio Grande do Norte, o Alvinegro garante o título estadual sem a necessidade de uma final.

Por determinação da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF), atendendo a uma recomendação do Ministério Público potiguar, o Clássico-Rei foi disputado com torcida única. Apesar das arquibancadas 100% favoráveis ao ABC, o América saiu na frente. Aos 37 minutos do primeiro tempo, o volante Ítalo Henrique falhou no meio-campo e William disparou pela esquerda. Ele cruzou rasteiro e o também atacante Thiaguinho, na pequena área, mandou para as redes.

Na etapa final, aos cinco minutos, o atacante Wallyson cobrou escanteio pela direita e o meia Allan Dias, de cabeça, deixou tudo igual. Precisando retomar a dianteira para conquistar o turno, o América pressionou, mas o goleiro Pedro Paulo fez pelo menos três boas defesas e segurou o empate, favorável ao ABC.

O Clássico-Rei desta quinta-feira foi o 546º da história, sendo o 171º a terminar empatado. O Elefante tem 197 vitórias, enquanto o Dragão levou a melhor 178 vezes. A última delas em janeiro, pela primeira fase do Potiguar, quando o Alvirrubro encerou uma sequência de três triunfos seguidos do rival ao ganhar por 2 a 1, também no Frasqueirão. As estatísticas são de Marcos Trindade, pesquisador da memória do futebol do Rio Grande do Norte.



AGÊNCIA EBC

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on print
Print