Petrópolis acelera serviços para encerrar limpeza até 6ªfeira


O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, informou que o trabalho de limpeza da cidade começará a ser feito sem interrupções a partir de hoje (21). A meta é tornar o serviço mais rápido. Explicou que a região do centro histórico da cidade já está mais limpa e o município começa a funcionar com a abertura de algumas lojas. Ele usou o seu perfil no Instagram para comunicar, por meio de um vídeo, a decisão, resultado de uma reunião para alinhar as ações na cidade.

“Nós tomamos a decisão de também fazer limpeza agora diuturnamente. A gente vai trabalhar 24 horas. A partir de agora, [também] à noite para acelerar a limpeza. A gente trabalhará com máquinas e caminhões. Tenho certeza que, juntos, o governo do estado e a prefeitura municipal, a gente vai conseguir dar uma resposta mais rápida”, afirmou.

“Nesta segunda-feira, as lojas do Centro Histórico de Petrópolis, [área] que já está bem mais limpa, também começaram a abrir. Um recomeço para os empresários afetados pelas chuvas”, afirmou.

A prefeitura pediu à população que evite circular com veículos na parte central da chamada Cidade Imperial para não interferir na movimentação dos equipamentos usados na limpeza. 

Comlurb

A Companhia de Limpeza Urbana do Rio (Comlurb) enviou para Petrópolis uma força-tarefa com 250 garis que vão ajudar na limpeza das ruas mais atingidas, fazer remoção de árvores que estejam obstruindo as vias e recolher galhadas.

O presidente da empresa, Flávio Lopes, e os diretores de Limpeza Urbana, Guilherme Gomes, e de Serviços Urbanos, Renato Rodrigues, foram à cidade, no sábado, avaliar as condições e fazer os ajustes operacionais no planejamento do trabalho das equipes. Além dos garis, a Comlurb levou a Petrópolis mais 20 pessoas de apoio e diversos equipamentos e veículos. Se for necessário, as equipes continuarão na cidade durante a semana.

Apoio do Rio e Niterói

Além da Comlurb, a prefeitura do Rio apoia as ações de recuperação de Petrópolis com várias secretarias e órgãos. A Defesa Civil e a Guarda Municipal também enviaram servidores para a cidade. A Secretaria de Saúde forneceu máscaras e medicamentos para ajudar no atendimento às vítimas. 

A prefeitura de Niterói também participa do mutirão de limpeza das ruas do Centro Histórico de Petrópolis, uma das regiões mais atingidas pelo temporal de terça-feira (15). “Cerca de 200 trabalhadores da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) atuaram na Rua do Imperador e vias próximas com caminhões-pipa com jato d’água, maquinário, equipamentos e ferramentas para limpar e desobstruir as ruas”, anunciou a prefeitura.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, foi a Petrópolis e se reuniu com o prefeito Rubens Bomtempo.“Além de auxiliar na limpeza das ruas, Niterói está ajudando Petrópolis com equipes da Assistência Social, Defesa Civil e Proteção Animal dando suporte ao trabalho de buscas e também no apoio emocional às famílias afetadas por essa tragédia. Estamos trabalhando de forma articulada com o prefeito Rubens Bomtempo desde o primeiro dia, e oferecemos ajuda também com projetos de recuperação da cidade”, disse Grael.



AGÊNCIA EBC

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on print
Print