Participação brasileira na Segunda Guerra é tema do Brasil em Pauta


O dia 8 de maio de 1945 é celebrado como um marco da história do século XX. Isso porque essa data é considerada o dia da vitória dos Aliados – encabeçados pelos Estados Unidos – contra as tropas do Eixo, lideradas pela Alemanha, na Segunda Guerra Mundial. A participação do Brasil no conflito se deu por meio de Força Expedicionária Brasileira (FEB), representada pelos pracinhas. Para contar um pouco sobre como se deu a atuação brasileira e curiosidades sobre esse período, o Brasil em Pauta deste domingo (8) entrevista o general de brigada do Exército Brasileiro, João Denison Maia Correia.

O general explica a entrada do Brasil na guerra. Segundo ele, o país já estava sendo atacado pelo mar, com cerca de 300 pessoas mortas em naufrágio. A situação gerou clamor popular pela adesão ao conflito. Além disso, o país, em uma conferência em Havana, havia aderido a um acordo de proteção mútua entre os países americanos. Desta forma, o Brasil acabou entrando na guerra.

Ele lembra de uma frase que se tornou célebre, a de que” era mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra”. Quando a FEB, finalmente, entrou na guerra, o símbolo foi mudado e tornou-se, exatamente, uma cobra fumando.

Correia fala sobre a atuação da Força Expedicionária, sobretudo na Itália. E conta curiosidades como a de que os Estados Unidos – que forneciam a comida aos combatentes – questionavam o gasto com alimentação dos brasileiros. Achavam que eles comiam demais. “Na verdade é que os brasileiros ajudavam a população italiana faminta na zona de combate, que não tinha o que comer. O alemão tomava as galinhas, o gado, a criação e tudo o que tinha para comer. Então, o italiano que estava na região não tinha o que comer. E o brasileiro ajudava muito”, comenta. Ele também explicou o motivo de nossas tropas nunca pegarem uma doença que acometeu vários combatentes americanos: o pé de atleta ou pé de trincheira.

Essas e outras curiosidades você confere neste domingo, às 19h30, no Brasil em Pauta.



AGÊNCIA EBC

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on print
Print