Rádio Juliano Luz

Rio de Janeiro teve outubro 70% mais chuvoso do que a média


No mês de outubro, choveu no município do Rio de Janeiro 41% a mais do que no mesmo período do ano passado e 70,1% acima da média para o mês desde o início da medição, em 1997. De acordo com o Centro de Operações da prefeitura (COR), o índice pluviométrico foi de 151,4 mm no mês passado, contra 107,7 mm em outubro de 2020. A média para meses de outubro é 89 mm.

Os dados são do Sistema Alerta Rio, que registrou 26 dias com chuva em outubro deste ano, contra 17 dias no mesmo mês de 2020. O maior volume de precipitação foi registrado na estação do Alto da Boa Vista, com 310,2 mm. Segundo a meteorologista-chefe do Sistema Alerta Rio, Juliana Hermsdorff, a atuação das áreas de instabilidade que provocou as chuvas, que devem permanecer em parte de novembro.

“Em novembro, as chuvas ocorrem normalmente pela atuação de frentes frias, ventos úmidos do oceano e, às vezes, pela ocorrência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)”, disse ela.

Segundo o Alerta Rio, em novembro costuma chover em pelo menos 11 dos 30 dias do mês. Ontem (1º), com chuva fraca a moderada ao longo do dia, o acumulado pluviométrico para o município foi de 34,4 mm, o que corresponde a 27% da média histórica para o mês. As estações que registraram o maior volume de chuva ontem foram Ilha do Governador (50 mm), Penha (43 mm) e Irajá (41,4mm), todas na zona norte da cidade.

O feriado de Finados segue com tempo instável no Rio, devido ao transporte de umidade do oceano. A previsão do Alerta Rio é de céu nublado a encoberto, com previsão de chuva fraca a moderada a qualquer momento e ventos moderados a fortes, entre 18,5 km/h e 76 km/h. As temperaturas permanecem estáveis, com mínima de 16°C e máxima de 25°C.

Para os próximos dias, a nebulosidade deve diminuir aos poucos e não há previsão de chuva até sábado (6).



Agencia EBC